terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Review: Arctic Monkeys - Humbug

"Macacos geneticamente modificados escapam dos estúdios!" diz jornal.

Estive o dia inteiro pensando em uma Review pra fazer, afinal nenhum album ainda foi lançado neste ano e então o que me veio a cabeça foi um importante album de 2009:  Humbug do quarteto Arctic Monkeys;irei falar dele, não só por ser do Arctic Monkeys, mas por ter gerado polêmica entre os fans e a Crítica. Este album contou com a produção de ninguem mais, ninguem menos que Josh Homme.
Vou analisar faixa a faixa, na íntegra (sempre quis dizer isso)

Pirmeiro ponto, eu acho que pra esse CD não tem meio termo: ou você ama ou você odeia.
Segundo; é um album bem agressivo e com um clima bem pesado e meio 'sombrío', talvez isso tenha causado a tal estranheza entre alguns fans que não eram acostumados a esse tipo de som. Segundo os membros da banda, influências deste disco foram as bandas inglesas da década de 70 e 80 (Black Sabbath e companhia)

Faixa 1 (My Propeller) : É uma faixa um pouco parada pra abertura de um album, ainda mais para os Monkeys que em seus CDs anteriores iniciaram com tudo (A View From The Afternoon e Brianstorm). Talvez a intenção de terem colocado essa música como porta seja mostrar a proposta deste disco; é uma faixa de clima um tanto quanto pesado.

Faixa 2 (Crying Lightning): O primeiro single do CD; linhas instrumentais perfeitas. Achei a letra muito bacana  e um refrão com um riff bem intenso. Muito válida como meio de divulgação inicial do album. Não há muito o que falar dessa música, com certeza será aclamada entre as 10 mais dos Monkeys.

Faixa 3 ( Dangerous Animals): D-A-N-G-E-R-O-U-S (risos) Essa faixa é bem diferente, ainda mais pela presença dos sintetizadores e efeitos na guitarra. É uma música que me chamou atenção, riff bem bacana. Clima bem sombrío e solo explosivo.

Faixa 4 (Secret Door): É uma baladinha interessante, mas nunca irá igualar à Mardy Bum e Fluorescent Adolescent. No album em geral foi a que mais trouxe da herança dos albums anteriores: Batería marcante, Alex cantando rápido e guitarrinhas 'legais' no fundo.

Faixa 5 (Potion Approching): Essa, com certeza, é uma faixa boa pra se ver ao vivo ou ser tocada; introdução muito bacana, refrão legal e um final com alguma variações progressivas.

Faixa 6 (Fire And The Thud): É a típica faixa que não chama atenção de quase ninguem; paradona, mesmo clímax. Enfim, não fede e nem cheira.

Faixa 7 (Cornerstone): O segundo single, que alías possui um clipe bem peculiar, é uma ótima baladinha. Tem todos os igredientes: Refrão grudento, letra bonitinha e tocar nas rádios. Com certeza essa faixa veio pra ficar, não é muito inovadora como as outras faixas do album e talvez este detalhe tenha agradado todos os fans. Os teclados dessa música me chamaram atenção são bem trabalhados.

Faixa 8 ( Dance Little Liar): Essa faixa passa um pouco despercebida, eu gostei muito dela. É uma música bem forte, linha vocal bem definida e refrão bacana. Final muito explosivo e um solo de guitarra maravilhoso, que aliás é o melhor do disco e,talvez, um dos melhores dos Monkeys. Com certeza eu colocaria em uma coletânea.

Faixa 9 (Pretty Visitors): Essa sim, minha faixa favorita do album. Perfeita para se ver ao vivo, bem rápida e com um refrão forte e marcante. As guitarras, bateria e teclado soam simetricamente perfeitas, pricipalmente no refrão. A letra é muito interessante também. Espero que saia um Video-Clipe desta.

Faixa 10 (The Jeweller's Hand): Essa é o 'Grand Finalle' do album. É muito claro que nesta, de fato, tem uma 'pitadinha' de Josh Homme. Não tem como explicar, é simplesmente o tipo de coisa que ele gosta de fazer, minimalista, mas soa bem forte. O baixo dessa música é bem marcante e interessante. É uma excelente faixa e mostra que os rapazes saíram como entraram: mostrando a o que vieram.


É um ótimo álbum, com certeza está entre os 10 melhores de 2009. Os Monkeys  souberam deixaram explícito que não é nescessário os Strokes estarem na ativa para mostrar que o bom Rock ainda existe. Já era de se esperar um bom lançamento vindo de uma banda que já arrancou elogios até de Noel Gallagher.

Faixas:

1- My Propeller
2- Crying Lightning
3- Dangerous Animals
4- Secret Door
5- Potion Approaching
6- Fire And The Thud
7- Cornerstone
8- Dance Little Liar
9- Pretty Visitors
10- The Jeweller's Hand

No dia do lançamento (19 de Agosto) a banda tocou o Album na íntegra e transmitiu ao vivo pela internet.
Veja as músicas na ítegra clicando neste link

O Arctic Monkeys é composto por:

Alex Turner- Guitarra e Voz
Jammie Cook - Guitarra
Nick O' Malley - Baixo
Matt Helders - Batería



7 comentários:

  1. Arctic Monkeys eh MUITO massa *-*

    ResponderExcluir
  2. pra mim, o arctic monkeys é só o whatever people say i am, that's what i'm not. os outros álbuns são lixo.

    ResponderExcluir
  3. "...uma banda que já arrancou elogios de Noel Gallagher" shuahsuahs fala sério, não é grande mérito assim né??
    anyway.. parabéns pelo review e excelente banda!! =]

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha, parabens.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha e opnião. Concordo e eles são minha banda preferida. Só melhoram com o tempo. Quem não curtiu que o som deles esta amadurecendo e mudando que vá ouvir britpop ou poprock.. Humbug melhorou E MUITO o som dos AM comparando com os outros cds. Amo os outros, mas humbug é imcomparável...

    ResponderExcluir
  6. Realmente foi mais mais difícil ouvir um álbum diferente dos outros, quando não era isso que estávamos à espera. Mas AM, mesmo com pessoas preferindo os outros álbuns, melhoraram neste, amadureceram. Acho que isso mostra a coragem deles em mudarem o que eram. Para mim, AM será sempre Arctic Monkeys - Banda favorita !
    Concordo com muito do Review, mas claro que muito do que aí está dito é subjectivo, e opiniões variam.
    Pretty Visitors sem dúvida que é a melhor, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  7. Faixa 6 (Fire And The Thud): É a típica faixa que não chama atenção de quase ninguem; paradona, mesmo clímax. Enfim, não fede e nem cheira.

    Quê? É uma das mais iradas, pô. A vibe da música é totalmente outra, gostosa de se escutar...

    ResponderExcluir